quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atualize seu smartphone para Windows 10 Mobile


Após o lançamento oficial do Windows 10 em Julho do ano passado (2015) chega enfim a atualização Windows 10 mobile para smartphones Nokia Lumia com Windows Phone 8.1.


A atualização foi disponibilizada para os dispositivos com Windows Phone 8.1 Denim: Lumia 1520, Lumia 930, Lumia 830, Lumia 735, Lumia 730, Lumia 640 e 640XL, Lumia 638, Lumia 636, Lumia 635, Lumia 540, Lumia 535, Lumia 532, Lumia 430 e 435.
As mudanças feitas em relação a versão anterior (Denim 8.1) são muitas e as novidades concerteza vão agradar aos adeptos dessa plataforma, abaixo segue uma lista com algumas delas, muitas outras você pode e deve descobrir por si mesmo:

- Novas animações
- Novas opções de customização da tela inicial
- Live Tiles com menor espaçamento entre elas
- Novo botão “Todos os aplicativos”
- Suporte à plataforma de apps universais do Windows 10
- Novo efeito de transparência no PIN de bloqueio
- Nova forma de abrir as opções de apps
- Uso do menu hamburguer em vários aplicativos
- Adição de mais atalhos na Central de Ações
- Novo comando gestual para abrir mais opções na Central de Ações
- Novo layout para a lista de apps
- Suporte nativo para imprimir documentos em impressoras wireless compatíveis
- Menu de Configurações organizado em pastas
- Novo controle deslizante para ajuste de brilho nas configurações


Se seu smartphone esta na lista de dispositivos compativeis com o Windows 10 Mobile, baixe ja o aplicativo Supervisor de Atualização do Windows 10 disponível gratuitamente na Windows Store ou através do QR Code abaixo.


O aplicativo fará uma verificação se seu smartphone é compatível com o Windows 10 Mobile e em seguida basta seguir a instruções dadas por ele para proceder o upgrade. É altamente recomendavel usar uma rede Wi-fi durante o download da atualização e que a bateria esteja com mais de 50% de carga. O processo de atualização poderá demorar alguns minutos e seu aparelho poderá ser reiniciado varias vezes, tenha paciencia e aguarde até que todo o processo seja concluido.


Caso seu smartphone não esteja na lista de dispositivos aptos à atualização aguarde, pois uma nova lista com mais aparelhos compatíveis pode ser anunciada pela Microsoft a qualquer momento.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Não cuide da vida alheia, cuide de um Tamagotchi


Isso mesmo, que tal relembrar os anos 90 e trazer à tela do seu celular o tão famoso Tamagotchi (conhecido popularmente como Bichinho Virtual)?


DiNostalgia Widget é um app que permite adicionar um widget à tela do seu celular que trará momentos nostálgicos relembrando os bons e velhos tempos quando a unica preocupação era alimentar e dar banho em um dinossauro fofinho.


O aplicativo é gratuito e possibilita escolha da cor de fundo do widget, ajustar o nível de dificuldade, velocidade de crescimento do pet, horário de sono e despertar, dentre outras configurações.
Nesta versão do predecessor de Pou, é possível domesticar o tradicional dinossauro, Dinkie Dino, porém para aqueles que quiserem uma pitada a mais de nostalgia é possível comprar outros pets através do botão "Config" do aplicativo.


Você pode dar de beber, comer, jogar, estudar, dar banho e até medicar seu Tamagotchi, agora chega de dar palpite na vida dos outros e vá logo baixar seu novo amigo virtual diretamente da Play Store clicando neste link.
 



sexta-feira, 27 de maio de 2016

Distros Linux que você precisa conhecer (pt. 1)


A grande dúvida de todo ser vivente que queira se aventurar no mundo opensource é "Qual distro devo escolher?"


Com tantas opções disponíveis internet a fora e outras novas nascendo dia após dia fica impossível escolher uma, e sair por ai baixando e testando nem sempre é o melhor caminho.
Se você esta migrando agora para o mundo Linux ou já é um veterano no assunto, segue abaixo uma listagem com 5 incríveis distros que você precisa conhecer, quem sabe uma delas não é a "tampa da sua panela"?

GmacOS

Se sempre sonhou com um Mac, talvez essa seja a distro certa!
Gmac é o novo nome dado a distro que se popularizou com nome de PearOS e surpreeende os usuários com sua beleza e semelhança ao sistema da maça.
O Gmac (Gnome + Mac) traz um conjunto de softwares pré-instalados onde destacam-se LibreOffice, Chromium, BleachBit, Spotify, Firefox, Gedit, Shotwell, Transmission e VLC entre outros.
O GmacOS está disponível na versão 10 e apenas em 64 bits, o download pode ser feito clicando neste link.



KaOS


Esta distro Linux é inspirada no Arch Linux e tem como ambiente gráfico o elegante KDE.
O KaOS é uma distribuição instavel e muito intuitiva que por ser uma rolling distro tem os repositórios constantemente atualizados com as ultimas versões dos pacotes.
Para os utilizadores que buscam uma distro agradavel e completa, o KaOS conta com uma ampla lista de softwares para escritório, desenvolvimento, multimidia e edição de imagem, tornando-se uma excelente opção para quem tem pouco conhecimento para efetuar a instalação de softwares.
A versão 2016 do KaOS pode ser baixada diretamente do site do projeto na seção Download clicando neste link.




Regata OS

 

Regata OS é uma distro brasileira que tem como ambiente gráfico padrão o KDE oferencendo assim, beleza, facilidade e desempenho.
O ambiente de trabalho é totalmente personalizavel permitindo inclusive o uso de temas para aplicações GTK+, possui ainda um leque de aplicativos que permite que o usuário saia usando logo após a instalação sem necessidade de sair por ai instalando aplicativos e mais aplicativos.
O grande diferencial do Regata, é a loja de aplicativos Regata OS Web Store, uma loja de aplicativos exclusiva para usuarios do sistema que possibilita o download e instalação de aplicativos sem a necessidade de sair garimpando a internet em busca deles.
Para conhecer mais e baixar o Regata OS basta clicar neste link e seguir para seção Download.




Apricity OS

 

Esta distro baseada no Arch Linux disponibiliza duas versões distintas uma com ambiente gráfico Gnome e outra com Cinnamon trazendo consigo uma vasta gama de aplicativos instalados tais como Totem, Evince, PlayOnLinux, Inkscape, Gimp, Rhythmbox, Google Chrome, entre outros.
A instalação do sistema é facilitada e seu uso simplificado e intuitivo levando ao usuário uma bela e agradável experiência com a excelente combinação de elementos visuais.
O Apricity é uma das mais belas e fluídas distros da atualidade consumindo apenas 500 mb de memória ram contando ainda com recurso TLP que garante uma melhor gestão de bateria em computadores portáteis.
O download e maiores informações sobre o Apricity podem ser acessados no site oficial do projeto clicando neste link.




ChaletOS

 

ChaletOS é uma distribuição baseada no Xubuntu e o ambiente gráfico Xfce é personalizado para se assemelhar a versões mais recentes do Microsoft Windows com o intuito de atrair utilizadores deste sistema.
O sistema apela para simplicidade e velocidade, seus requisitos de hardware são baixos possibilitando o uso em maquinas antigas ou mesmo aliviar a carga sobre outras não tão velhas.
A distro conta com softwares como Firefox, Transmission, Pidgin, PlayOnLinux, Brasero, Popcorn Time além de outros que possibilitam o uso do sistema operacional desde a primeira inicialização.
Para conhecer mais sobre o sistema e proceder o respectivo download basta clicar neste link e em seguida na seção download.



quarta-feira, 16 de março de 2016

Manjaro LXQt - O sósia a altura do Windows 10


Pra você que quer se aventurar no mundo OpenSource mais ainda não se sente a vontade com tantas distros diferentes e tampouco seguro com a instalação de temas conforme publicado anteriormente (Deixe o Ubuntu e derivados com aparência do Windows XP e Windows 10) então eu apresento a distro que irá fazer você se sentir em casa!


O novo Manjaro 16.03 traz o ambiente gráfico LXQt, uma mistura do LXDE com RazorQT implementado com temas, ícones, esquemas de cores e até um papel de parede exclusivo que montam com perfeição a área de trabalho do Windows 10.
A nova variação do Manjaro Linux tem o objetivo de ser leve, rápido e amigável e ao mesmo tempo completo e pronto pra uso dispondo de uma vasta gama de aplicativos para uso diario como pacote office, multimidia, internet e utilitários de sistema e também conta com Kernel 4.4.4 LTS.

Abaixo a lista de aplicativos nativos do Manjaro LXQt.
- Gerenciador de configurações Manjaro
- Gerenciador de login SDDM
- Gerenciador gráfico Octopi
- Drivers proprietários inclusos apenas na versão de 64 bits
- Gerenciador de arquivos PCManFM-Qt
- Editor de imagens GIMP
- Visualizador de imagens Lximage-qt
- Navegador de internet Chromium (64 bits) e Firefox (32 bits)
- Cliente IRC HexChat
- Cliente BitTorrent Transmission-qt
- Editor de textos AbiWord
- Visualizador de arquivos PDF qpdfview
- Reprodutor de vídeo alternativo MPV
- Player multimidia SMPlayer
- Gerenciador de partições GParted
- Gravador de imagem ISO em pendrive Qisousb
- Gerenciador de tarefas lxtask
- Monitor de hardware XSensors

Para conhecer melhor ou baixar o Manjaro Linux LXQt acesse o site da comunidade oficial clicando neste link.

Screenshots



terça-feira, 15 de março de 2016

7 funções do botão Home do seu iPhone


Você pode até não saber, mas o botão Home do seu iPhone pode muito mais do que imagina.


Presente no iPhone desde sua primeira versão lançada em 2007 desenvolvido pelo próprio Steve Jobs, o botão Home recebe cada vez mais funcionalidades tanto no smartphone quando em gadgets como iPad e iPod.
A lista abaixo reúne todas as funções ativadas pelo botão fisíco tradicional e caracteristico do iPhone.

Voltar a gaveta de aplicações


Sem dúvida a principal função do botão Home, colocar uma aplicação aberta em segundo plano e levar o usuário de volta a tela principal, ou seja, a gaveta de aplicativos.
Basta um único toque sobre o botão para que o usuário seja levado de volta ao inicio do sistema podendo a partir dai iniciar outro aplicativo qualquer.

Desbloquear o aparelho


Esta função atribuida ao botão Home está disponível a partir do iPhone 5S lançado em 2013, onde o botão recebeu um leitor biométrico capaz de desbloquear o aparelho sem o uso da senha de 4 digitos.
O usuário precisa unicamente cadastrar sua digital no sistema e sempre que for utilizar o dispositivo precisará apenas posicionar o dedo cadastrado sobre o botão para que o aparelho seja desbloqueado em questão de milisegundos.

Ativar a Siri


Basta pressionar o botão Home por alguns instantes para chamar a Siri, assistente virtual presente no iOS desde 2011 com o lançamento do iPhone 4S. A Siri ja fala português, e com alguns comandos de voz do usuário é possível fazer pesquisas, iniciar aplicativos, configurar alarmes e lembretes, etc.

Abrir a multitarefa



Com dois breves toques sobre o botão Home, o usuário poderá acessar a multitarefa do iOS podendo então alternar entre os aplicativos abertos ou mesmo fechar aqueles que não estiver mais utilizando.
Vale lembrar que os aplicativos em segundo plano encontram-se em um estado "congelado" e portanto não estão consumindo recursos do dispositivo como bateria e processamento, e caso sejam fechados para serem reabertos em seguida então haverá consumo excessivo de recursos para que o app seja carregado, portanto se um app é utilizado constantemente, vale deixa-lo em segundo plano ao invés de finalizar para reabrir.

Tirar print da tela


Para tirar um print da tela do seus iPhone basta pressionar simultaneamente o botão Home seguido do botão Power até que a tela pisque e seja emitido um ruido semelhante ao de uma câmera, esse será o sinal de que a imagem da tela atual do seu dispositivo foi capturada com sucesso.

"Modo uma mão"


Batizado com o nome de "Reachability" e popularmente conhecido como "Modo uma mão", este recurso permite que o topo da tela do seu dispotivo desça alguns centimetros permitindo que o usuário alcance botões e aplicativos sem a necessidade de uso da outra mão.
Para habilitar o "Modo uma mão" basta dar dois toques sobre o botão Home (sem pressionar), lembrando que este recurso está disponível nas versões 6 Plus e 6S Plus que contam com telas grandes de 5,5 polegadas.

Entrar em modo DFU


Este recurso é comumente utilizado para fazer profundas restaurações no iOS, muito usado quando o dispositivo apresenta muitos problemas como travamentos, lentidão e desligamentos inoportunos.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Deixe o Ubuntu e derivados com aparência do Windows XP


Se você leu o post sobre como deixar o Ubuntu com a aparência do Windows 10 mas não gostou ou ainda quer modificar um pouco mais seu Linux para deixar parencido com o sistema da Microsoft, aqui vai mais uma dica pra dar aquela "mascarada" no seu sistema.


O Transformation Pack traz uma série de temas e esquemas de cores caracteristicas do Windows XP e Vista possibilitando uma infinidade de combinações para modificar a aparência da sua distro derivada do Ubuntu. Assim como no post para aplicar a aparência do Windows 10, para que tenha um bom resultado na tranformação para Windows XP é imprescindivel que tenha instalado em seu sistema um gerenciador de Tweaks (Ubuntu-Tweaks, Elementary-Tweaks, Gnome-Tweaks, etc) e o ambiente grafico também será fundamental para o bom resultado da personalização (recomendo algo como LXDE, Mate, Cinnamon).
Bem vamos em frente então!

Vamos primeiro instalar o tema

1 - Abra um terminal utilizando o Dash ou pressionando simultaneamente as teclas CTRL+ALT+T
2 - Digite o comando abaixo e em seguida pressione a tecla Enter para adicionar o repositório
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes
 3 - Em seguida, insira o comando abaixo seguido de Enter para atualizar o Apt-get
sudo apt-get update

4 - Digite o comando abaixo e pressione Enter para instalar o pacote de temas
sudo apt-get install mindows-transformation-themes

5 - Instale um segundo pacote com mais alguns temas do Windows usando o comando abaixo
sudo apt-get install win-xp-theme win-icons

Agora vamos instalar os ícones

6 - Faça o download do pack com ícones do Windows XP/Vista clicando neste link

7 - Descompacte o arquivo e copie para a pasta "usr/share/icons", lembrando que é necessário acesso root na pasta, para isso clique na pasta "Icons" com o botão direito do mouse e selecione a opção "Abrir como root"


Vamos instalar também o tema para o cursor do mouse

8 - Faça o download do arquivo com o tema Windows para o cursor do mouse do seu Linux clicando neste link

9 - Abra o gerenciador de arquivos e na pasta Pessoal pressione as teclas CTRL+H para visualizar os itens ocultos

10 - Localize a pasta ".icons", caso ela não exista crie uma com o nome exatamente igual e descompacte o arquivos baixado dentro dela (não se esqueça de pressionar CTRL+H antes de fechar a janela ocultando os arquivos novamente para que não exclua ou modifique algo que depois irá se arrepender)



Não podem faltar os Wallpapers

11 - Faça o download do pack com wallpapers oficiais do Windows XP clicando neste link, e do Windows Vista clicando neste link 

Enfim, vamos aplicar o tema

12 - Acesse seu Tweaks nas Configurações do sistema e ajuste para aplicar o tema conforme seu gosto


Lembrando que existem varios temas diferentes, portanto fique a vontade para combinar todos a seu gosto...



quinta-feira, 10 de março de 2016

Deixe o Ubuntu e derivados com a aparência do Windows 10


O grande fator decisivo na migração dos usuários do Windows para um sistema Linux é sem duvida a interface do novo sistema operativo. A verdade é que nos permitimos entrar em uma zona de conforto da qual não conseguimos nos libertar e que nos causa medo do "desconhecido".


Muitos usuários acostumados com o "Janelas" temem experimentar um novo sistema com a principal desculpa de que é "diferente", "dificil", "complicado", etc. sem nem ao menos tentar. Mesmo aqueles que se arriscam a mudança acabam voltando para o antigo sistema em razão de não se adaptarem ao novo.
Em particular, não sou a favor da "maquiagem" do Linux fazendo-o aparentar-se a outro sistema qualquer, o Windows nesse caso, afinal no mundo open-source temos inúmeras e belas interfaces gráficas com recursos e características muito além de qualquer expectativa e facíl de usar. Mas se é para dar um empurrãozinho naquela "mula empacada" (sem ofensas gente rss), então vamos nesse tutorial aprender a instalar na sua distro variada do Ubuntu um tema que deixará seu Linux com a aparência muito próxima ao sistema da Microsoft (lógico que sem os bugs, travamentos, etc).

Para que ao final do tutorial seja possível testar a modificação, é necessário que tenha instalado em seu sistema um Tweaks (Ubuntu-Tweaks, Elementary-Tweaks, Gnome-Tweaks, etc), considerando que já possua este requisito preenchido vamos em frente!

1 - Abra um terminal utilizando o Dash ou pressionando simultâneamente as teclas CTRL+ALT+T
2 - Digite o comando abaixo para adicionar o repositório
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes

3 - Use o comando abaixo para atualizar o Apt-get
sudo apt-get update
4 - Em seguida digite o comando abaixo para instalar o tema
sudo apt-get install windos-10-themes


Agora, vamos instalar o ícones

5 - Faça o download do pacote com ícones do Windows 10 para seu Linux clicando neste link

6 - Descompacte o arquivo e copie para a pasta "usr/share/icons", lembrando que é necessário acesso root na pasta, para isso clique na pasta "Icons" com o botão direito do mouse e selecione a opção "Abrir como root"

Em seguida os wallpapers oficiais

7 - Faça o download do pack com wallpapers oficiais do Windows 10 clicando neste link, descompacte e aplique um de sua preferencia

Vamos instalar também o tema para o cursor do mouse

8 - Faça o download do arquivo com o tema Windows10 para o cursor do mouse do seu Linux clicando neste link

9 - Abra o gerenciador de arquivos e na pasta Pessoal pressione as teclas CTRL+H para visualizar os itens ocultos

10 - Localize a pasta ".icons", caso ela não exista crie uma com o nome exatamente igual e descompacte o arquivos baixado dentro dela (não se esqueça de pressionar CTRL+H novamente para ocultar os arquivos novamente para que não exclua ou modifique algo que depois irá se arrepender)

Finalmente vamos aplicar o tema

11 - Acesse seu Tweaks nas Configurações do sistema e ajuste para aplicar o tema Windows 10 em todos os elementos


O resultado final irá depender muito do ambiente gráfico utilizado (o LXDE fica ótimo) podendo ficar exatamente igual ao Windows 10 ou um Linux "mascarado" rsss

 


←  Anterior Proxima  → Página inicial