quarta-feira, 22 de julho de 2015

Utilize o Nemo como gerenciador de arquivos padrão no Linux



Insatisfeito com seu gerenciador de arquivos atual? Seja ele Nautilus, Pantheon, Dolphin, Konqueror ou outro, por que não testar o Nemo?


O Nemo é um gerenciador de arquivos para plataforma Linux que possui características que não podem ser encontradas na maioria dos gerenciadores do pinguim como visão compacta, ícones na área de trabalho, opção para abrir um terminal, abrir como Root entre outras que o tornam uma excelente alternativa.
Além disso o Nemo possibilita uma série de configurações para que o usuário ajuste o aplicativo conforme suas necessidades ajustando modos de exibição, esquemas de visualização, exibição de itens, barras de ferramentas e muito mais.


Para instalar o Nemo no Ubuntu ou derivados basta abrir um terminal pelo Dash ou pressionando simultaneamente as teclas CTRL + ALT + T e digitar os comandos abaixo.

Primeiro vamos adicionar o repositório:
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/mint

Agora, atualize o APT
sudo apt-get update

Instale o Nemo
sudo apt-get install nemo

Se quiser deixar seu Nemo ainda mais completo, poderá instalar os plugins abaixo
sudo apt-get install nemo-compare nemo-dropbox nemo-fileroller nemo-pastebin nemo-seahorse nemo-share nemo-rabbitvcs nemo-terminal

O Nemo cria ícones no Desktop por padrão, caso queira desabilitar essa funcionalidade basta digitar o comando abaixo
gsettings set org.nemo.desktop show-desktop-icons false

Caso não tenha ficado satisfeito com o Nemo você poderá desinstala-lo do seu sistema digitando os comando abaixo no terminal e pronto.
sudo apt-get purge nemo*
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:noobslab/mint
sudo apt-get update
sudo apt-get autoremove
←  Anterior Proxima  → Página inicial