quarta-feira, 29 de julho de 2015

Arrow, o launcher da Microsoft para Android


A Microsoft acaba de lançar seu próprio launcher para Android, o que confirma ainda mais a estratégia da empresa em investir em aplicativos para o robozinho e não somente para seu próprio sistema, o Windows Phone.


O launcher batizado como Arrow leva para seu smartphone uma interface amigável, organizada, prática, intuitiva e com design bastante agradável além de apresentar uma leveza significante ainda mais por se tratar de um projeto em fase beta.
A tela inicial do Arrow exibe uma seção no topo com os aplicativos utilizados recentemente e outras três fileiras abaixo com os apps utilizados com maior frequência.
A bandeja, como de padrão, apresenta 4 apps e o botão para acesso a gaveta de aplicativos, que ao ser deslizada para cima com o dedo passa a exibir uma nova lista com mais cinco aplicativos e cinco contatos acessados recentemente. A gaveta de aplicações por sua vez, diferente do Android, apresenta uma lista em ordem alfabética com uma barra de pesquisa na parte superior para facilitar a localização de um determinado aplicativo.


O papel de parede oferece três opções de mudança sendo a partir da galeria de fotos, uma das 14 disponibilizadas pela Microsoft ou ativas a escolha automática do Bing que muda o papel de parede a cada 24 horas de acordo com o bing.com (essa ultima requer acesso a internet).
Infelizmente nem tudo é mar de rosas, e embora possua algumas novidades interessantes, o Arrow peca em coisas simples como não possuir suporte a widgets na tela inicial ou personalizar as paginas com mais aplicativos, sendo que o usuário poderá remover app das listas de recentes ou frequentemente usados, no entanto estes serão substituídos por outros, apesar disso, ainda é uma excelente opção para quem esta cansado do mesmo Android de sempre.
Vale lembrar que o Arrow esta em fase de testes e não esta totalmente estável e portanto sujeito a bugs que devem ser reportados na seção FeedBack.
O aplicativo oficial ainda não esta disponível para download através da Play Store mas você poderá baixar o apk clicando neste link, em seguida copie-o para a memória interna ou cartão SD do seu smartphone e faça a instalação manualmente.

domingo, 26 de julho de 2015

Tenha o Firefox OS em seu smartphone com Android


Curioso em conhecer o Firefox OS? Pois bem, agora é possível.



O Launcher disponibilizado pela Mozilla com o intuito de tornar seu sistema operacional para smartphones popular, usa a interface Gaya do Firefox OS e leva consigo os aplicativos nativos do sistema para dentro do seu Android.


Para instalar, basta fazer o download do APK e copia-lo para o smartphone por cabo de dados ou para o cartão de memória, mas antes de fazer a instalação é necessário habilitar a opção que permite instalar aplicativos de fontes desconhecidas no seu Android
Para isso, acesse as configurações, selecione a opção Segurança e marque a caixa de seleção Fontes Desconhecidas.


Para fazer o download do APK basta clicar neste link e após instalado basta pressionar o botão Home e selecionar o Firefox OS como launcher principal.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Instale o Skype 4.3 no Ubuntu e derivados


A Microsoft liberou em meados de junho a versão 4.3 do Skype para Linux com interface atualizada e uma série de outras novidades.
O Skype é um software de comunicação VOIP que permite a seus usuários comunicar-se entre si através de mensagens instantâneas, videochamadas através da internet e ligações para telefones fixos ou celular de qualquer parte do mundo (este ultimo necessita de compra de pacote de créditos como em telefones pré-pagos).

O Skype tem se tornado mais popular a cada dia tanto em residencias como no meio comercial por permitir que seus usuários comuniquem-se uns com os outros sem limitações via internet possibilitando ainda compartilhamento de arquivos, compartilhamento de tela, videoconferência, etc.

Para instalar a versão mais recente do Skype, primeiro remova qualquer outra que tiver instalada com o comando abaixo:
sudo apt-get remove skype skype-bin:i386 skype:i386

Agora, digite o comando abaixo que instalará uma dependência para que o ícone do Skype apareça na barra de notificações:
sudo apt-get install sni-qt:i386


Em seguida, baixe o pacote .deb diretamente do site oficial do Skype clicando neste link. Se você utiliza Ubuntu ou derivado, selecione a opção 12.04 (multiarch) e aguarde o download.
Para instalar basta dar um clique duplo sobre o item baixado e finalizar a instalação pela central de aplicativos.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Desative o alerta de atualização do Windows 10


A Microsoft lançou uma atualização opcional (KB3035583) que disponibiliza um ícone na área de notificação com a função de alertar o usuário sobre a reserva da atualização para o novo Windows 10.


O simbolo da tradicional janelinha tem chegado gradativamente aos PC's de todo mundo aptos a fazer o download do novo OS da Microsoft que tem lançamento previsto para 29 de julho deste ano (2015).
O alerta de reserva da atualização esta disponível para as versões 7 e 8/8.1 do Windows, e para aqueles que preferem desativar o alerta por algum motivo, basta seguir os passos abaixo.

1 - Apenas oculte o ícone

Clique sobre a seta ao lado dos ícones na área de notificação e escolha Personalizar


Localize o ícone do Windows e selecione a opção Ocultar ícone de notificação. Lembrando que desta forma, estará apenas ocultando o ícone, o aplicativo que disponibiliza a atualização continuará em execução, mas sem a iteração do usuário o Windows 10 não será instalado.

2 - Encerre a atualização

Para finalizar o processo que reserva a atualização, acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows pressionando simultaneamente as teclas CTRL + Shift + ESC, ative a aba Processos, localize e selecione o item GWX.exe e clique sobre o botão Finalizar processo.


3 - Desinstale a atualização

Também é possível desinstalar a atualização obtida através do Windows Update, porém neste caso, há uma grande probabilidade da atualização se instalar novamente no sistema caso você não tenha cuidado.
Para remover a atualização do sistema, acesse o Painel de Controle, clique sobre Programas e Recursos, no lado superior esquerdo da janela clique sobre a opção Exibir Atualizações. Procure com calma na lista pela atualização com código "KB3035583", clique sobre ela com o botão direito do mouse e em seguida em desinstalar.
O computador será reiniciado e ao acessar novamente o Windows Update, será possível ver que a atualização esta novamente disponível entre as atualizações opcionais e para que a mesma não seja instalada automaticamente, desative as atualizações automáticas clicando na lateral direita da janela em Alterar configurações.
Desmarque todas as caixas de seleção e em Atualizações Importantes, selecione a opção Nunca verificar se há atualizações.

Dessa forma todas as atualizações serão desativadas e deverão ser feitas manualmente de maneira regular, sendo que as atualizações são de extrema importância para manter o sistema seguro, estável e corrigir possíveis falhas de segurança.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Utilize o Nemo como gerenciador de arquivos padrão no Linux


Insatisfeito com seu gerenciador de arquivos atual? Seja ele Nautilus, Pantheon, Dolphin, Konqueror ou outro, por que não testar o Nemo?


O Nemo é um gerenciador de arquivos para plataforma Linux que possui características que não podem ser encontradas na maioria dos gerenciadores do pinguim como visão compacta, ícones na área de trabalho, opção para abrir um terminal, abrir como Root entre outras que o tornam uma excelente alternativa.
Além disso o Nemo possibilita uma série de configurações para que o usuário ajuste o aplicativo conforme suas necessidades ajustando modos de exibição, esquemas de visualização, exibição de itens, barras de ferramentas e muito mais.


Para instalar o Nemo no Ubuntu ou derivados basta abrir um terminal pelo Dash ou pressionando simultaneamente as teclas CTRL + ALT + T e digitar os comandos abaixo.

Primeiro vamos adicionar o repositório:
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/mint

Agora, atualize o APT
sudo apt-get update

Instale o Nemo
sudo apt-get install nemo

Se quiser deixar seu Nemo ainda mais completo, poderá instalar os plugins abaixo
sudo apt-get install nemo-compare nemo-dropbox nemo-fileroller nemo-pastebin nemo-seahorse nemo-share nemo-rabbitvcs nemo-terminal

O Nemo cria ícones no Desktop por padrão, caso queira desabilitar essa funcionalidade basta digitar o comando abaixo
gsettings set org.nemo.desktop show-desktop-icons false

Caso não tenha ficado satisfeito com o Nemo você poderá desinstala-lo do seu sistema digitando os comando abaixo no terminal e pronto.
sudo apt-get purge nemo*
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:noobslab/mint
sudo apt-get update
sudo apt-get autoremove

Facebook Messenger pode ser acessado sem conta na rede


A possibilidade de utilizar o mensageiro do Facebook sem uma conta na rede social antes restrito apenas a usuários dos Estados Unidos, Canadá, Peru e Venezuela agora é uma realidade para todo o mundo.


Na primeira inicialização do app, o usuário poderá clicar na opção "Não está no Facebook" e então será direcionado a uma segunda tela onde deverá inserir um número de telefone, na sequencia será orientado a inserir seu nome e foto de perfil.


O recurso permitirá procurar entre os contatos da agenda telefônica aqueles que utilizam o mesmo serviço possibilitando ainda a inclusão de contatos manualmente.
A atualização torna o aplicativo mais semelhante ao WhatsApp em aspectos funcionais e conta com a maioria dos recursos como fotos, vídeos, sticker e chat em grupo, no entanto apenas usuários com perfil na rede social terão acesso total a todas as funcionalidades do aplicativo.

Fonte:
Tecnoblog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Proteja sua privacidade no smartphone com AppLockZilla


Sempre tem aquele amigo xereta ou irmão bisbilhoteiro que adora mexer no seu smartphone, mas não se preocupe. Com o AppLockZilla você protege com senha qualquer aplicativo do seu dispositivo com Android.


Ao ser executado pela primeira vez, o aplicativo solicitara uma senha de bloqueio, um e-mail e pergunta secreta para redefinição da senha caso você a esqueça.
Os aplicativos são exibidos em duas listas: Recomendados e Geral. Para proteger o aplicativo com senha, basta clicar no cadeado ao lado do nome e clicando no ícone da caixa, uma mensagem de erro falsa é exibida quando o curioso tentar acessar o app. Neste ultimo caso para desbloquear o aplicativo, você deverá manter pressionado o botão OK da mensagem de erro e em seguida digitar a senha de desbloqueio.


O AppLockZilla possui uma gama de recursos para proteger seu dispositivo que podem ser acessados na configuração do aplicativo. Uma das possibilidades é proteger automaticamente um aplicativo novo logo que instalado, desbloquear o aplicativo usando toques rítmicos com o Rhythm Lock ou dividir a tela em quatro partes com o TapLock e toca-los criando uma sequencia que sera sua senha.
Também é possível impedir que o aplicativo seja desinstalado por terceiros e fotografar o invasor com o Third Eye utilizando a câmera frontal do smartphone.
O AppLockZilla é gratuito mas alguns recursos como ocultar videos e fotos, criar grupos de aplicativos e outras estarão disponíveis apenas na versão premium.
O download do app pode ser feito através da Play Store clicando neste link.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

5 Conjuntos de ícones para Ubuntu e derivados


Cansado da aparência do seu Ubuntu ou derivado?
Pois bem, pensando nisso, segue uma lista com cinco conjuntos de ícones para personalização do seu sistema.
Para fazer a instalação basta abrir um terminal pelo Dash ou pressionando as teclas CTRL + ALT + T e digitar os comandos referentes a cada conjunto de ícones.

Ravefinity-X


A suite é um mix dos temas Faenza, Humanity, Elementary e outros e possui 12 variantes de cor disponível para painel claro ou escuro, podendo ser usado em qualquer tema.


sudo add-apt-repository ppa:ravefinity-project/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ravefinity-x-icons


Não gostou? Digite o comando abaixo no terminal para desinstalar.

sudo apt-get remove ravefinity-x-icons

Shadow


Esta suite recém chegada ao Linux oferece ícones limpos, modernos e customizáveis com a cor predominante azul e um formato arredondado que oferece charme e beleza.

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons
sudo apt-get update
sudo apt-get install shadow-icon-theme


Não ficou do seu agrado? Desinstale com o comando abaixo.

sudo apt-get remove shadow-icon-theme

Sigma Metro


O conjunto de ícones baseado na interface Metro do Windows 8 oferece ícones para a maioria das aplicações deixando os ambientes unity, Gnomes, XFCE, Mate e Cinnamon ainda mais belos e atraentes.

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons2
sudo apt-get update
sudo apt-get install sigma-metro-icons


Nem sempre se agrada gregos e troianos não é verdade? Então para desinstalar o Sigma Metro, basta inserir o comando abaixo no terminal e pronto.

sudo apt-get remove sigma-metro-icons

iLinux


Este conjunto baseado nos sistemas Apple traz ícones coloridos, modernos e belos que deixarão o seu ambiente bem parecido com o sistema da maça.

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons2
sudo apt-get update
sudo apt-get install ilinux-icons

Não era o que você imaginava? Desinstale
sudo apt-get remove ilinux-icons

Elemint


O conjunto Elemint oferece mais de 1000 ícones escuros desenvolvidos para serem combinados com temas leves e simplistas resultando em um ambiente agradável e atraente.

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons
sudo apt-get update
sudo apt-get install elemint-icons

Para desinstalar basta digitar o comando abaixo no terminal e pronto.

sudo apt-get remove elemint-icons

domingo, 19 de julho de 2015

5 Antivírus que merecem sua atenção


Antivirus são softwares (programas) maliciosos, que assim como um vírus biológico, infectam um determinado sistema e tentam espalhar-se para outros computadores aproveitando-se na maioria das vezes da ação do próprio usuário, que inocente executa um determinado arquivo acreditando ser outro e da inicio a propagação da praga. A contaminação e disseminação dos vírus também pode ocorrer por meio de mídias removíveis (cds, pen drivers) ou pelo próprio sistema operacional desatualizado, que muitas vezes não possui as correções para vulnerabilidades exploradas pelos criadores das pragas.


Pensando nisso, segue uma lista com 5 antivírus grátis, que embora não estejam entre os maiores nomes do segmento, concerteza merecem sua atenção por possuírem ferramentas disponíveis apenas nas versões pagas de outros programas mais populares como Avast, AVG, Norton, entre outros.

Nano Antivirus


Antivirus para plataforma Windows, leve, rápido e eficaz contra todos os tipos de vírus e malwares.
O Nano conta com proteção em tempo real, verificação automática de arquivos baixados da internet, execução de tarefas programadas, analise de mídias removíveis, modo jogo, além de permitir varredura rápida ou completa do sistema, definir pastas ou arquivos confiáveis, etc.
Ao executar o Nano pela primeira vez, você deverá informar seu nome e e-mail para receber a chave de ativação, registrar o antivírus e utiliza-lo gratuitamente e sem nenhuma restrição.
Você pode fazer o download do Nano antivírus em um dos links abaixo:
Instalador online
Instalador offline

Avetix Free Antivirus


O Avetix possui proteção em tempo real contra vírus, spywares, adwares, worms, trojans e outros tipos de pragas além de oferecer proteção para seu e-mail e navegação segura, verificando qualquer arquivo ou link de internet potencialmente suspeitos antes mesmo de serem abertos.
A primeira execução do software é um pouco lenta pois ele irá fazer uma atualização da base de dados, após isso é possível contar com toda a segurança oferecida pelo antivírus.
Outra característica interessante do Avetix, é a possibilidade de ajustar o nível de segurança em tempo real oferecido pelo software possuindo nível baixo, médio, alto e o personalizado que permite que o usuário faça os ajustes de acordo com sua necessidade, sendo que quanto maior o nível de proteção, mais recursos do sistema serão consumidos.
O Avetix é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8/8.1 e esta disponível para download através deste link.

Immunet Free Antivirus


O Immunet Free é um antivírus baseado na computação em nuvem e oferece proteção em tempo real contra vírus e malwares.
O grande diferencial do software esta na tecnologia de imunidade coletiva, ou seja, a detecção de pragas e aumentada cada vez que um novo usuário instala o antivírus e compartilha informações sobre ameaças em potencial.
Além disso, por ser um antivírus baseado na computação em nuvem, o Immunet é leve e dispensa atualizações de assinaturas para detectar novas pragas.
A verificação inteligente é capaz de detectar e remover vírus, bots, worms, trojans, keyloggers e spywares podendo ainda ser usado em conjunto com um outro antivírus qualquer adicionando uma camada extra de proteção sem sobrecarregar o sistema operacional.
O download do Immunet Free pode ser feito clicando aqui.

360 Total Security


O 360 Total Security combina um antivírus baseado na nuvem com mecanismos do BitDefender e QVM para oferecer uma defesa proativa, protegendo recursos críticos do sistema, processos em execução, registro do Windows, arquivos do sistema, rede e drivers.
O antivírus também oferece recursos de proteção para navegação segura, protegendo sua privacidade, bloqueando downloads maliciosos, keyloggers, sites de phishing e acesso não autorizado a webcam.
Todos os mecanismos de proteção são habilitados por padrão no momento da instalação, no entanto você pode personalizar quais deseja manter como a proteção em tempo real, proteção USB, defesa proativa, proteção de downloads e webcam.
O 360 Total Security é compatível com todas as versões do Windows desde o XP e pode ser baixado clicando neste link.

Baidu Antivirus


É eu sei, esse nome não traz boa impressão... mas não julgue um livro pela capa. Este antivírus chines supera todas as expectativas protegendo seu computador contra vírus, trojans e outras ameaças de segurança com uma tecnologia que combina um motor baseado em nuvem ajudando a identificar rapidamente ameaças desconhecidas e outros dois motores (um do Avira e outro do próprio Baidu) que identificam ameaças conhecidas.
A interface do Baidu é muito intuitiva e permite que você configure a proteção em tempo real, verificação, defesa proativa e as opções do mecanismo de vírus da forma como achar melhor tornando-o mais ou menos agressivo.
No geral o Baidu Antivirus cumpre o que promete não deixando de lado a versatilidade e leveza que fazem com que consuma pouquíssimo recurso do sistema garantindo uma excelente proteção.
O instalador Baidu Antivirus tem aproximadamente 25 MB, consome 10 MB de memória RAM e pode ser baixado através deste link.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Apple e Samsung - O fim do SIM Card


A tecnologia GSM dominou o mundo no inicio do seculo 21 com a popularização do SIM CARD (cartão sim ou chip de celular como conhecemos), até então a linha telefônica móvel era ligada diretamente ao aparelho que ao ser trocado por um novo obrigava o usuário a procurar um serviço autorizado munido de toda documentação pessoal e nota fiscal do aparelho para fazer a mudança da linha.


Com o sim card, bastava o usuário trocar o chip de aparelho e pronto. Com o passar dos anos o sim card vem diminuindo de tamanho gradativamente e agora esta prestes a desaparecer por completo.
O E-SIM (sigla para embedded SIM) cuja tradução seria SIM incorporado, é uma nova alternativa ao sim card tradicional em estudo pela Samsung e Apple, as duas maiores fabricantes de smartphones do mundo.
A nova tecnologia proposta pelas empresas contara com um chip ligado diretamente ao aparelho, como antigamente na tecnologia TDMA (celulares de linha), assim sendo o usuário não teria acesso ao chip e poderá mudar de operadora sem mudar de chip, uma vez que o E-SIM será uma solução virtual, todas as operações com relação a linha do aparelho poderão ser manipuladas via internet.
O iPad Air 2 é um produto com tecnologia similar e nos EUA é possível optar pelo Apple SIM, uma solução virtual para o sim card tradicional que no entanto não caiu nas graças das operadoras.
Caso a nova solução virtual para o sim card seja aprovada, não será uma alteração imediata e o chip convencional continuara disponível no mercado ainda por alguns anos em razão de ser uma tecnologia predominante em todo o globo.

Fonte:
Olhar Digital

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Facebook Lite - Um Facebook para conexões ruins


O novo aplicativo lançado pela empresa de Mark Zuckreberg é significantemente mais leve que o original, conta com as funções mais básicas da rede social e funciona mesmo com conexões ruins ou em smartphones mais limitados.


O Facebook Lite vem sendo testado a meses e foi liberado oficialmente na Play Store em junho para os usuários brasileiros que precisavam fazer o download do aplicativo de sites americanos.
Com o aplicativo você não só desfruta dos recursos mais comuns da rede social como também economiza em seu pacote de dados, o Facebook Lite conta com recursos de compactação que fazem com que imagens sejam carregadas normalmente em conexões mais lentas e pesa apenas 435 kb contra os 43 MB do aplicativo original sendo uma ótima opção para aquele smartphone velhinho com pouca memória.

O Facebook Lite pode ser baixado diretamente da Play Store.

Intel oferece curso de software livre online grátis


O conceito de software livre tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do globo e teve os últimos 5 anos como o auge do seu crescimento uma vez que a tecnologia já não é mais considerada parte da vida das pessoas mas sim algo essencial e cada vez menos dispensável.



Pensando nisso, a Intel disponibilizou em seu portal um curso online totalmente grátis para aqueles que pretendem conhecer ou mesmo enriquecer seus conhecimentos em relação a cultura OpenSource.
O curso tem como objetivo principal levar aos usuários, o conhecimento sobre software livre de forma que entendam suas aplicações, tendencias e importância para a sociedade e não propriamente ensinar os alunos a como criarem seus próprios programas.

Para fazer o curso basta acessar o portal (http://dialogoti.intel.com/pt-br/curso/software-livre) e cadastrar-se caso ainda não possua um.

Taxistas do RJ farão paralisação contra Uber


Taxistas da capital Carioca farão uma paralisação na próxima sexta (17/07) em protesto contra o uso de aplicativos não regulamentados como o Uber, que tem reduzido o número de passageiros nos taxis não só do Brasil como também em outros países europeus onde o serviço foi proibido, Bélgica, Holanda e Espanha são alguns exemplos.


O Uber também já obteve derrotas em cidades brasileiras, em São Paulo o aplicativo foi proibido em primeiro turno pelos vereadores, o mesmo aconteceu no Distrito Federal.
A concorrência imposta pelo serviço é desleal uma vez que não paga os mesmo impostos e não atende as mesmas exigências dos táxis que necessitam vistorias periódicas de taxímetro e condições dos veículos. Os protestantes também defendem que o Uber é ilegal por não possuir permissão para prestação do serviço, um monopólio garantido aos táxis por lei.
O serviço vem enfrentando contantes batalhas na justiça e dessa vez os franceses também julgarão se adotam a mesma restrição da Espanha, que suspendeu as operações da empresa que tem forte atuação em Madri e Barcelona.
O que mais atrai atenção em toda a polemica a cerca do serviço, é seu crescimento acelerado em todo o mundo duplicando o valor da empresa norte-americana em menos de seis meses graças a apostas de investidores e analistas econômicos que citam o aplicativo como um dos negócios de maior sucesso no ultimo ano.

Fontes:
RFI
Tecnoblog

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Coloque seus aplicativos mais usados na área de notificação


Que tal deixar os aplicativos mais usados no seu Android na área de notificação?
Essa é a função do Hangar, um aplicativo gratuito que mantém os apps utilizados com mais frequência em uma área de acesso mais fácil e rápido.
Alguns usuários preferem deixar os atalhos de alguns aplicativos na tela principal, no entanto outros (como eu) preferem a tela limpa destacando a imagem de fundo mas também não gostam de ficar procurando na gaveta de aplicativos, enfim, independente da necessidade, Hangar e um app que vale a sua atenção.


Outra característica interessante do Hangar é que você pode alternar entre os aplicativos em uso sem a necessidade de minimizar outro. Você pode habilitar ou desabilitar a lista de aplicativos, definir a posição da lista, escolher se o aplicativo sera iniciado automaticamente ao inicializar o Android além de varias outras opções de personalização.


É possível ver as estatísticas de uso dos apps, coloca-lo em uma lista negra para que não seja exibido na barra de notificações e ainda adicionar um Widget na tela inicial do Smartphone com a lista de aplicativos mais usados ou com as estatísticas de uso.

Você pode fazer o download do Hangar diretamente da Play Store clicando aqui.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Instale outros ambientes desktop no Ubuntu e derivados


É verdade que dentre tantas distros espalhadas Mundo Livre a fora, o Ubuntu é uma das mais utilizadas pela vasta documentação encontrada na internet, pela comunidade de usuários unida e também pela sua maturidade.
Outra verdade é que muitos usuários não simpatizam com o ambiente Unity (eu por exemplo) ou preferem um ambiente diferente no mesmo sistema, enfim, por diversas razões querem uma (ou varias) alternativas para o Ubuntu ou derivados.
Abaixo segue uma lista com 10 ambientes gráficos escolhidos a dedo pra você modificar e variar seu sistema, alguns mais leves e rápidos, outros mais sofisticados com mais efeitos e maiores possibilidades de personalização. Lembrando que a instalação de um novo ambiente trara consigo seus respectivos aplicativos e uma série de bibliotecas do sistema.


Não se preocupe, pois você poderá alternar entre os ambientes instalados com fazendo logoff e escolhendo outro ambiente na tela de login, então agora vamos por a mão na massa... ou melhor, nas teclas!

Para fazer a instalação de cada ambiente, abra o terminal pelo dash ou pressionando as teclas CTRL + ALT + T e digite o comando referente a cada ambiente:


Gnome-shell

sudo apt-get install gnome-shell


KDE

sudo apt-get install kubuntu-desktop


XFCE

sudo apt-get install xubuntu-desktop


LXDE

sudo apt-get install lubuntu-desktop


Gnome Classic

sudo apt-get install gnome-session-fallback


Cinnamon

Neste caso, primeiro iremos adicionar o repositório e em seguida instalaremos o ambiente:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get install cinnamon


Pantheon Shell

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily
sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky
sudo apt-get update
sudo apt-get install elementary-desktop


Cairo-Dock

sudo add-apt-repository ppa:cairo-dock-team/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins


Mate

sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-mate-dev/ppa
sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-mate-dev/trusty-mate
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-desktop-environment


Fluxbox

sudo apt-get install fluxbox


←  Anterior Proxima  → Página inicial