Não é de hoje que usuários de sistema Android caem em golpes de aplicativos prometendo recargas grátis ou o valores de recarga superiores ao valor pago.
Os primeiros trojans bancários para dispositivos móveis desenvolvidos no Brasil foram detectados em 2014, em outubro do ano seguinte um novo aplicativo falso de recargas foi retirado do ar após fazer algumas vitimas.
Em novembro de 2015 um novo app foi disponibilizado na Google Play Store e prometia dar ao usuário o dobro do valor da recarga efetuada. O golpe foi denunciado pela empresa de segurança Kasperky Lab e percebido pelos usuários quando os valores de recarga não eram disponiblizados e após passarem a ter problemas com seus cartões de crédito.
As 5 mil vitímas do aplicativo conhecido como Recarga Celular tiveram seus dados roubados após efetuarem compras de recarga para suas linha móveis pelo app fraudulento. A primeira vista trava-se de um app comum de recarga de créditos para celulares solicitando numero do telefone, operadora e valor da recarga e em seguida solicitando dados como número do cartão de crédito, código de segurança, validade, nome completo e CPF da vitima.
As informações coletadas eram encaminhadas para um site no Brasil sem nenhuma ligação com nenhuma operadora de telefonia celular, com os dados em mãos o desenvolvedor do aplicativo conseguia clonar os cartões da vitimas e fazer compras indevidas. Ao perceber a fraude, a Kasperky Lab denunciou o aplicativo ao Google que o retirou do ar logo em seguida.
“Alertamos aos usuários de Android que baixem e utilizem somente os apps
oficiais das operadoras de telefonia na hora de recarregar o celular.
Desconfie de supostas promoções oferecidas pelo apps, isso é um claro
sinal de que se trata de um golpe”, alertou o analista sênior de
segurança da Kaspersky, Fábio Assolini.
Fonte: Techtudo