quinta-feira, 14 de maio de 2015

5 Distros Linux que você precisa dar uma chance



O mundo Open Source como tudo que envolve tecnologia esta em constante mudança e a cada dia surgem novas distros Linux, voltadas para os mais diversos gêneros e gostos de usuários.


Para os que já estão nesse mundo ou pretendem se aventurar, seguem 5 dicas de variantes Linux baseadas em distros como Ubuntu e Debian que merecem uma chance de se tornar o seu desktop perfeito.
Eu escolhi o Elementary, o você?

Evolve OS

O Evolve OS se destaca pelo fato de não ser baseado em nenhuma outra distro Linux, não apresentando assim qualquer restrição ou dependencia de alguma empresa.
O Sistema é dotado nativamente do ambiente gráfico Budgie, um gerenciador de janelas limpo, fluido e leve baseado no GTK3.


 Para mais informações ou download da imagem para gravação em mídia ou pendrive bootavel, acesse o site oficial do projeto clicando aqui.

Ozon OS

Com certeza, uma das distros mais esperadas pela comunidade Open Source em 2015, o Ozon OS é uma distro baseada no Fedora e bastante preocupada em oferecer um design de primeira.
Seu ambiente gráfico chamado Atom DE é baseado no Gnome 3 e traz um conjunto de ícones próprio que deu o nome de Ozon ao sistema operacional. Seus controles e menus lembram um smartphone além de algumas aplicações redesenhadas como o Rythmbox, de forma a oferecer funcionalidades e aparência próprias


Clique aqui para acessar o site oficial do projeto e download da ISO para instalação.


Elementary OS

O Elementary OS é um sistema operacional desenvolvido a partir do core do Ubuntu e tem como princípios fundamentais a rapidez, beleza e simplicidade.
O sistema conta com ambiente gráfico Pantheon e uma gama de aplicativos voltados para o uso doméstico, mantendo também uma característica peculiar no mundo das distros Linux: trata-se da possibilidade de personalização total da distro após instalada, permitindo a remoção e instalação de novos softwares. Outra grande diferença do Elementary, é o fato de possuir pouquíssimos aplicativos, tornando-o uma distro minimalista e ideal para os que estão ingressando no mundo livre.


Para saber mais sobre essa fantástica distro, acesse o site oficial. Existe ainda uma comunidade brasileira em volta do Elementary OS que pode ser visitada clicando aqui

Chromixium

Um Chrome OS para todos, essa é a proposta do Chromixium, uma distro baseada no Ubuntu e que tenta recriar a aparência do sistema da Google.
O projeto proporciona aos utilizadores um sistema Linux completo com a capacidade de instalar aplicativos populares, além de dispor atalhos para os serviços em nuvem da Google, nativos do Chrome OS.
O sistema está totalmente em inglês e disponível apenas na versão 32 bits, no entanto por utilizar repositórios do Ubuntu, boa parte da interface pode ser traduzida para o português, além de contar com suporte a longo prazo do Ubuntu.


Para mais informações e download do sistema, acesse o site oficial do projeto Chromixium clicando aqui.

Metamorphose

O Metamorphose é um sistema operacional brasileiro que quebra completamente aquele mito de que pra ser bom tem que ser importado. O sistema cumpre perfeitamente com seu objetivo, de ser simples, completo e com visual agradável para utilizadores iniciantes ou mesmo avançados.
Além de todas as suas atribuições, o Metamorphose conta com uma das maiores compatibilidades de hardware e software da atualidade, comparado a outras distribuições.
Outra característica do SO, é a possibilidade de atualização total do sistema em modo gráfico com o Muon, central de aplicativos nativa do Metamorphose.


Parece que enfim encontramos um substituto a altura para o lendário Kurumim.
Maiores informações estão disponíveis no site oficial do sistema.

Considerações finais

Com tantas possibilidades ao alcance de todos, deixo aqui algumas dicas que talvez encorajem novos utilizadores a migrarem para a comunidade Open Source, ou mesmo usuários veteranos a conhecerem uma nova distro que "seja o seu número".
Grande abraço a todos e até a próxima.
←  Anterior Proxima  → Página inicial