segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Tela Azul da Morte - Quais os motivos?



Não existe usuários do Windows que não tenha sido confrontado ao menos uma vez pela famosa Tela Azul da Morte, marca registrada do sistema operacional da Microsoft. 


Neste artigo vamos discutir as principais causas desse erro e também algumas ações que podem ajudar a isolar este problema, que embora desagrade a muitos, pode ser considerado um amigo alertando sobre sérios problemas relacionados ao funcionamento do hardware.

1 - Problemas de Hardware


Neste caso, a tela azul basicamente indica que por algum motivo o Windows perdeu a capacidade de controlar determinado dispositivo e foi desligado para evitar danos.
De acordo com os códigos abaixo é possível analisar melhor o problema:

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA: falha de hardware como por exemplo placa-mãe, memória, etc.
UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP: problemas com overclock, fonte de alimentação com potência abaixo da necessária, super aquecimento, falha da BIOS ou memória RAM
BAD_POOL_CALLER: falha causada por novos itens de hardware instalados incorretamente
DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL: erro causado por incompatibilidade de hardware vinculado a componentes recém instalados ou com algum defeito.

Para solucionar problemas causados por mal funcionamento de hardware, procure remover peças instaladas recentemente e verificar o comportamento do sistema. Caso o problema persista ou nenhum componente tenha sido instalado é provável que algum driver esteja apresentando problemas. Neste caso tente restaurar uma versão antiga ou buscar uma nova atualização que venha a corrigir o problema.

2 - Alta temperatura ou super aquecimento


Pode parecer irônico, mas sujeira ou falta de ventilação podem ser os vilões neste caso e neste caso, a tela azul é uma forma do sistema operacional impedir que algo realmente grave ocorra.
A poeira acumulada nos componentes pode ser um fator de retenção de calor causando aquecimento de componentes sensíveis como processador ou GPU por exemplo podendo estes serem gravemente danificados e até mesmo derreterem.
Outro fator responsável pelo aquecimento e manter o computador em locais pouco ventilados ou que obstruam as passagens de ar laterais, frontais e traseiras no caso dos gabinetes de PC's tipo desktop ou a parte inferior no caso de notebooks. Além disso, os coolers e exaustores de calor podem estar danificados com a rotação abaixo do ideal ou mesmo travados completamente retendo calor que deveria ser dissipado.

Para isolar esta possibilidade, verifique se as entradas de ar estão desobstruídas e se os coolers e dissipadores de calor estão funcionando corretamente. Lubrificar tais componentes pode corrigir um mal funcionamento e até mesmo aumentar sua vida útil.
Caso haja muita poeira acumulada no interior do equipamento pelos meses ou até anos de uso, o ideal é fazer uma limpeza completa e lubrificar os coolers e exaustores de calor para que a poeira acumulada não venha causar mal funcionamento.

3 - Memória RAM


Caso a tela azul apresente o código DATA_BUS_ERROR não há duvidas que o problema seja originado por um novo pente de memória instalado, e se o erro apresentado for PFN_LIST_CORRUPT é provavel que a memória esteja danificada.

Em alguns casos, o problema pode ser causado por um pente mal encaixado ou mesmo sujeira nos contatos. Remova o pente, limpe o slot com um pincel e use uma borracha escolar para limpar os contatos da memória coloque-o novamente no lugar verificando se esta bem encaixado.
Caso isso não resolva o problema ou pente pode estar danificado ou ser incompatível com o barramento do seu sistema sendo necessária sua substituição.

4 - Erros no disco rígido


É possível que HDs danificados causem erros de leitura principalmente em trilhas necessárias para a inicialização do sistema operacional. A exibição do código INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE da-se quando o computador não consegue localizar informações necessárias para a inicialização do sistema no disco onde esta instalado.
Já os erros NTFS_FILE_SYSTEM ou FAT_FILE_SYSTEM indicam que o disco rígido esta danificado e seu uso continuo pode impossibilitar o acesso a dados pessoais caso o componente pare por completo.
Outro fator responsável pela tela azul é o uso de pendrive ou HD removível com erros na estrutura de arquivos. Antes de substituir o disco rígido, atente-se ao uso de mídias removíveis e caso haja um agravamento no erro este pode ser o causador da tela azul.

Alguns problemas em discos podem ser solucionados com programas específicos que corrigem a estrutura de dados ou mesmo reorganizam os dados de maneira que o sistema possa acessa-los mais ordenada e rapidamente. Em casos mais sérios, adiante-se fazendo backup de seus arquivos e substituindo o HD danificado antes que seja tarde demais.

5 - Placa de Vídeo


Isso mesmo, sabe aquela tão sonhada placa de vídeo 3D adquirida pra rodar aquele seu jogo preferido?
Trata-se de um caso mais difícil de ocorrer visto que tanto fabricantes quando o próprio Windows possuem sistemas de segurança que impeça a instalação de um driver incorreto ou com problemas de funcionamento.
caso a tela azul exiba o erro VIDEO_DRIVER_INIT_FAILURE, é sinal de que seu computador tem um driver incompatível com sua placa de vídeo instalado. O erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER alerta que o driver de vídeo parou de funcionar aguardando por uma instrução do sistema operacional que acabou não recebendo.

Para tentar isolar mais esta possibilidade, remova o driver instalado e procure o software correto para sua placa de vídeo no site do fabricante, e caso isso não resolva, pode ser necessária a substituição da tão sonhada placa de vídeo. Caso a placa de vídeo em uso seja integrada a placa-mãe e a reinstalação do driver correto e atualizado não resolva, a instalação de uma segunda placa de vídeo pode ser a saída.
Para o caso de já ter uma segunda placa instalada e os drivers corretos instaladas, é recomendável fazer a desativação da placa onboard na BIOS do sistema a fim de evitar conflitos.

6 - Processador defeituoso


Caso a tela azul exiba a mensagem de erro MACHINE_CHECK_EXCEPTION, prepare seu bolso, pois a substituição do processador pode ter um valor salgado, principalmente em computador mais antigos que o processador tenha saído de linha, e para aquisição de um processador de nova geração será necessária a substituição da placa-mãe para uma compatível com o novo processador e também da memória para uma compatível com a placa-mãe nova.
É isso mesmo, uma coisa leva a outra, mas não se desespere por antecipação, outro fator que pode ser responsável por este sintoma é a fonte de alimentação que pode não ter potencia suficiente para que seu computador funcione com estabilidade, e neste caso sua substituição fica muito mais em conta.

Para certificar-se de que realmente se trata de um problema no processador, busque primeiramente por uma fonte mais potente e faça o teste já que em muitos casos é mais fácil conseguir uma fonte do que um processador igual ao seu e também em razão do baixo custo. Caso isso não solucione o problema, é provável que a troca do processador seja um remédio amargo mais necessário e talvez a aquisição de um novo computador seja mais viável lembrando o ditado que diz que a emenda saiu pior que o soneto.

7 - Vírus


Alguns vírus ou malwares podem causar problemas de leitura dos arquivos do sistema ou desativar serviços cruciais para o funcionamento do sistema operacional resultando em um funcionamento instável e que muitas vezes pode acabar em tela azul dando a pensar que o problema pode ser originado por hardwares defeituosos.


Antes de sair por ai trocando peças, examine o computador com um bom antivírus, embora mais raro, é uma possibilidade que pode resultar em economia. Em caso mais graves a reinstalação do sistema operacional (formatação) pode ser a unica saída porém ainda mais em conta que a substituição desnecessária de componentes uma vez que o problema ainda poderá persistir.
Em um outro artigo citamos alguns antivírus gratuitos que podem ser uteis, veja em 5 Antivirus que merecem sua atenção.

8 - Overclock


Para os que não sabem, overclock é quando se configura um determinado componente (geralmente processador) para que trabalhe acima do normal, inicialmente tornando o sistema mais rápido, porém aumentando o desgaste do componente reduzindo sua vida útil.
Por ser uma pratica comum, os fabricantes estipulam uma margem segura para overclock de forma que o sistema continue trabalhando de forma estável, no entanto, forçar o componente acima dos limites previstos pelo fabricante pode causar instabilidade no seu funcionamento e até provocar danos irreparáveis ocasionando a aparição a tela azul inúmeras vezes até que o problema seja sanado.
O overclock de processador exige ainda mais recursos da placa-mãe, memória e fonte de alimentação podendo ocasionar dano destes componentes em caso mais extremos, portanto sendo esta uma tática um tanto arriscada para ganhar no máximo entre 5 a 10% a mais de processamento, pense bem, o barato pode sair caro até demais.

Procure diminuir a frequência de operação do processador ou placa de vídeo e caso o problema persista, também ha possibilidade de que a fonte de alimentação não possua potencia suficiente para alimentar os periféricos do computador e sua substituição pode ser a solução.
←  Anterior Proxima  → Página inicial