30 de setembro de 2014. Essa é a data de encerramento de uma das mais icônicas redes sociais da história da tecnologia, o Orkut, mas é também a data de nascimento do que podemos chamar de um filho: o Orkuti.
Criada por Alex Becher, o Orkuti é uma rede social brasileira, ou seja, nada a ver com o Orkut desativado da Google, no entanto tem muito de seu antepassado falecido que só deixou saudades. "Não tem nada que seja 100% idêntico, mas tentei manter o layout e funcionalidades parecidas" afirma.
Se você acredita que esta é apenas uma cópia fajuta do bom e velho Orkut, engana-se redondamente pois em seu projeto, Alex reformulou varias ferramentas com intuito de tornar o acesso mais atraente e intuitivo contando com um novo sistema de chat que lembra o WhatsApp Web e suporte a temas personalizados com fotos.
Além do mensageiro, é possível notar sutis semelhanças do Orkuti se comparado a outras redes sociais como Facebook e Google+ por exemplo. O ícone de eventos e a página de criação são itens marcantes da rede social criada por Mark Zuckerberg enquanto que a divisão de guias e o recorte redondo da foto de perfil são traços adotados da rede social da Google. "Estudei por 2 anos o Google+ e o Facebook e integrei as melhores características dos dois no Orkuti. No Orkuti, o usuário pode saber quem viu seu perfil, enviar um depoimento em off, pode entrar ou sair de uma comunidade, entre outros" defende Becher.
Os scraps, depoimentos e comunidades estão de volta na nova rede social acompanhadas de jogos como Fazenda Feliz, Angry Birds, Sonic e Super Mario tão nostálgicos quanto o próprio Orkut, e claro, a polêmica ferramenta que entrega quem visitou o perfil esta presente no Orkuti.
O Orkuti não possui publicidade mas a verba para mantê-lo em funcionamento deve provir de algum lugar, portanto a rede poderá contar com uma loja online e temas patrocinados por grandes empresas além de receber um sistema de "sorte do dia" e playlists com músicas do YouTube.
Becher finaliza contanto que tentou contato com o Google para que as informações do Orkut fossem migradas para o Orkuti como as comunidades e perfis do usuários mas a empresa se nega por conta do termo de privacidade aceito pelo usuário na cláusulas do contrato de uso (sabe aquele que ninguém lê mas sempre clica em "Aceito"? pois é, ele mesmo). "Os usuários entram em contato comigo tentando migrar conteúdo, mas é impossível: o Google não libera" disse ainda.
Quem quiser participar do Orkuti basta clica neste link ou acessar o site https://orkuti.net, o site esta disponivel em inglês e português. Será necessário fazer um cadastro informando e-mail e senha ou ainda utilizar a conta do Facebook ou Google+.
O usuário também pode fazer a instalação do app oficial para Android clicando aqui ou através da Google Play, o aplicativo para IOS está em desenvolvimento e pode ser lançado oficialmente no primeiro semestre de 2016.
E ai, está esperando o que?
Fontes:
Infomoney
Olhar Digital
Techtudo